Inicial

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Igreja necessita dos meios de comunicação, diz Dom Orani A Igreja necessita dos meios de comunicação, diz Dom Orani

O Brasil é, hoje, um dos países com o maior número de TVs de inspiração católica. E para melhor articular estas mídias e alcançar a unidade, a Comissão Episcopal de Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB promoveu mais uma reunião entre as emissoras, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), nesta terça-feira, 15.

O presidente da Comissão e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, destacou como a Igreja necessita hoje dos meios de comunicação para a evangelização e para comunicar a Palavra de Deus. “Jesus Cristo é o comunicador do Pai e nos enviou enquanto Igreja para comunicar, então o processo de comunicação é essencial”, enfatizou o arcebispo.

“Cada mídia tem o seu direcionamento e visa públicos diferentes e é nessa diversidade que temos a riqueza. E a unidade vem pela própria fé e pela articulação com essas reuniões”. Com esta afirmação, Dom Orani, explica o sentido deste encontro de organizar e promover uma maior articulação entre as emissoras de inspiração católica.

Após presidir a Santa Missa que antecedeu a reunião, o Arcebispo do Rio de Janeiro acolheu os representantes das TVs Canção Nova, Século XXI, Nazaré, Horizonte, Rede Vida e Aparecida e ressaltou que uma das propostas da Comissão é organizar a Signis Brasil. A entidade tem como objetivo congregar todas as mídias de inspiração católica e será filiada à Signis internacional (Associação Católica Mundial para a Comunicação), que é vinculada ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. “Estamos trabalhando para que aconteça a Signis Brasil e vai ter parceria com o setor Comunicação da CNBB. É uma maneira de organizar porque a mídia católica tem o direito de se organizar e formar sua própria entidade”, afirmou o presidente da Comissão Episcopal.

Além das pautas tratadas na reunião, como as novas tecnologias e a Liturgia das Missas para as transmissões pelas TVs, a jornalista e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Viviane Medeiros, falou sobre o jornalismo nos meios católicos, destacando que estas mídias podem também abranger um público mais amplo e tratar de temas de prestação de serviço.

0 comentários: