Inicial

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Arquidiocese de Curitiba acolhe o novo bispo auxiliar

O monsenhor Rafael Biernaski será ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba nesta quinta-feira (15), às 19h, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no centro de Curitiba. Dom Geraldo Majella, arcebispo de São Salvador e primaz do Brasil, Dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba e Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba serão os bispos ordenantes. 

O bispo eleito volta para sua cidade de origem após 22 anos de atuação em Roma. “Fiquei lá seis anos e meio estudando na Universidade Gregoriana, depois 15 anos no Serviço da Santa Sé. Primeiramente com o Papa João Paulo II e nos últimos cinco anos com o Papa Bento XVI. Esta experiência em Roma, sobretudo no meu trabalho de nomeação dos bispos, me permitiu ter uma visão de todas as dioceses, suas problemáticas, atuação pastoral e desafios da Igreja no Brasil,” afirma o monsenhor que atuava na chefia de seção da Congregação para os Bispos, no Vaticano. 

O sobrenome Biernaski já é bem conhecido na Arquidiocese de Curitiba. Além do irmão, cônego André Biernaski, o monsenhor tem também um primo bispo: Dom Ladislau Biernaski, da Diocese de São José dos Pinhais/PR. Há ainda diversos outros e um grande número de religiosas. São 50 irmãs religiosas. “Isto é uma grande bênção para família, ter herdado esta experiência de fé, que enriqueceu a Arquidiocese de Curitiba,” diz o monsenhor. 

“Com o trabalho desenvolvido em Roma ele tem um olhar mundial e abrangente da Igreja, o que pode ser muito enriquecedor para a formação dos religiosos e no protagonismo dos leigos na Ação Evangelizadora. Como primo em segundo grau fico muito feliz com sua vinda para a nossa região,” comenta Dom Ladislau Biernaski, bispo da Diocese de São José dos Pinhais/PR.

De acordo com o novo bispo seu trabalho como auxiliar será de ajudar o governo do arcebispo Dom Moacyr, apoiando e servindo. “Meus cuidados ficarão especialmente sobre a Área Centro. Isto consiste em acompanhar a organização pastoral, realizar crismas e principalmente atender aos sacerdotes para que possam continuar realizando um bom ministério,” conclui. 

Mesmo com dois bispos auxiliares – Dom Dirceu Vegini e Dom João Carlos Seneme, a nomeação de mais um bispo auxiliar para Curitiba era há muito tempo esperada. A partir de agora o atendimento às comunidades e pastorais será facilitado, uma vez que haverá partilha na execução das atividades da Arquidiocese. 

Atendimento à imprensa:
Data: quarta-feira, dia 14 de abril
Local: Arcebispado
Horário: 17h
Endereço: Rua Francisco Juglair, 324 – Mossunguê

Data: quinta-feira, dia 15 de abril
Local: Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Horário: das 18h15 às 18h45
Endereço: Praça Tiradentes – Centro

Ordenação Episcopal
Data: 15 de abril de 2010
Local: Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Endereço: Praça Tiradentes - Centro - Curitiba
Horário: 19h

Biografia do monsenhor Rafael

Ordenação episcopal acontece nesta quinta-feira (15), às 19h, na Catedral Basílica.

Filho de Ignácio e de Bernardina (in memoriam) Biernaski, nasceu no dia 01 de novembro de 1955, em Campo Comprido, bairro de Curitiba, Paraná. Foi batizado em 05 de novembro de 1955 e recebeu o Sacramento da Crisma, em 28 de janeiro de 1958, na paróquia de Santo Antônio de Orleans. Em 10 de maio de 1964 fez a Primeira Eucaristia, na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, Campo Comprido.

Fez o curso fundamental de 1962 a 1967 na Escola de Campo Comprido, hoje Grupo Escolar Embaixador Lincon Gordon. Em 1968 ingressou no Seminário Arquidiocesano de São José, onde completou o curso fundamental e fez o segundo grau (1972-1974). Em 1975 entrou no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos. Cursou Filosofia na Universidade Católica do Paraná, hoje Pontifícia, de 1975 a 1977. Fez o bacharelado de Teologia no Studium Theologicum de Curitiba, dos padres Claretianos, de 1978 a 1981.

Recebeu os Ministérios de Leitor e Acólito em 01 de outubro de 1980. Foi ordenado Diácono, em 21 de dezembro de 1980. Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, arcebispo de Curitiba, o ordenou presbítero, a 13 de dezembro de 1981, na igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, hoje Santuário. É membro da “União dos Presbíteros de Schoenstatt”. Em 23 de fevereiro de 1982 foi nomeado vice-coordenador arquidiocesano de Liturgia e em 25 de fevereiro de 1982, responsável pela espiritualidade e professor do Seminário Menor de São José.

Foi cooperador do Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus e no início do ano escolar de 1988 ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, fazendo o Mestrado de Teologia Dogmática. Em 1995, quando preparava a tese de Doutorado, foi convidado pelo prefeito da Congregação Vaticana para os Bispos, cardeal Bernardin Gantin, para o serviço da mesma. Em 12 de novembro de 1999 recebeu o título de Monsenhor. Em 30 de outubro de 2007 concluiu o Doutorado em Teologia Dogmática. Desde 24 de setembro de 2008 atuou como chefe de seção da Congregação para os Bispos.

No dia 10 de fevereiro de 2010 foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, sendo sua ordenação episcopal e posse no dia 15 de abril de 2010.

Atribuições de um bispo auxiliar

Um bispo auxiliar participa da mesma missão de todos os bispos que é ser mestre, pastor e pontífice. A missão é ensinar, governar e santificar. Ele é constituído para alcançar mais eficazmente o bem das almas numa Arquidiocese demasiadamente extensa ou com um número elevado de habitantes, ou por outros motivos de Apostolado.

O bispo auxiliar é o principal colaborador do arcebispo no governo da Arquidiocese. Por este motivo se considera o bispo auxiliar como irmão, tornando-o participante dos seus projetos pastorais, das providências e de todas as iniciativas arquidiocesanas, a fim de que na recíproca troca de opiniões procedam na unidade de intenções e na harmonia do empenho.

Por sua vez, o bispo auxiliar, ciente de sua função dentro da Arquidiocese, atuará sempre em plena obediência ao arcebispo, respeitando a sua autoridade. Como os demais bispos, posto pelo Espírito Santo, sucedem aos Apóstolos como pastor de almas, juntamente com o Papa e sob sua autoridade, recebe a missão de tornar perene a obra de Cristo, o Pastor eterno.

Fonte: Arquidiocese de Curitiba 

0 comentários: