Inicial

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cardeal Rylko: jovens encontram na JMJ o sentido da vida

Boa noite pessoal.

A Jornada Mundial da Juventude 2011 será em Madri.  Ainda dá tempo de você participar desta linda e única experiência.

Entenda um pouco mais sobre a JMJ na voz do Cardeal Rylko. Confira:




A partir disso, o cardeal Rylko traçou um retrato das Jornadas Mundiais da Juventude, destacando a resposta positiva dos jovens em todas as edições que se celebraram até agora

Rylko assegurou que "viver a vida significa vivê-la na perspectiva da entrega". O cardeal recordou umas palavras de João Paulo II nas quais afirmava que a juventude é esse período da vida em que as pessoas buscam "não só o sentido da vida, mas também um plano concreto para começar a construir a sua vida".


Em relação à sua capacidade de entrega, o purpurado mostrou-se optimista ao destacar que na juventude de hoje "esconde-se um enorme potencial de bem, uma profunda sede de valores e de altos ideais".


O cardeal Rylko recordou as origens da JMJ e destacou o compromisso que a Igreja fez pelos jovens, feito num momento - 1985, o início das JMJ - "apesar de estudos e inquéritos sociológicos que pintavam uma juventude com cores obscuras". Os jovens são "os protagonistas insubstituíveis da vida e da missão da Igreja", frisou.

Em referência às duas últimas JMJ, dirigidas por Bento XVI, destacou que cada Papa imprime o seu selo pessoa à JMJ. O cardeal Rylko sublinhou umas palavras do Pontífice em Colónia: "Somente de Deus provém a verdadeira revolução, a mudança decisiva", Rylko manifestou que o Papa "quer dar aos jovens a exigente tarefa de ser protagonista da 'revolução de Deus' que o mundo necessita com urgência e da qual as Jornadas Mundiais da Juventude podem ser o rastilho.


Fonte: Madrid11.



CURIOSIDADES


1 – O que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)?
A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.
Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja.
A Jornada Mundial da Juventude é uma festa da alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz.
2 – Quando elas ocorrem?
São celebradas anualmente. Em intervalos de 2 ou 3 anos, uma cidade é escolhida para celebrar a grande Jornada, na qual participam centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermediários, as JMJs são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Santo Padre sugere um tema.
3 – O que acontece nas JMJs?
Durante as JMJs acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus.
Em sua última edição, na Austrália, reuniu cerca de 500 mil jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.
Fonte: JMJ Brasil.

0 comentários: