Inicial

segunda-feira, 23 de março de 2009

«A VIDA SÓ PODE VALER SE TIVERDES A CORAGEM DA AVENTURA», DIZ PAPA À JUVENTUDE

«Quando o jovem não se decide, corre o risco de ficar uma eterna criança»


Bento XVI alentou neste sábado os jovens a não terem medo das decisões definitivas, chamando-os à «coragem da aventura», com «a confiança de que o Senhor nunca vos deixará sozinhos».

Foi durante o encontro que manteve à tarde com a juventude angolana no Estádio dos Coqueiros de Luanda, em mais um momento especial de sua peregrinação à África.

O pontífice reconheceu que «a cultura social predominante não vos ajuda a viver nem a Palavra de Jesus nem o dom de vós mesmos a que Ele vos convida segundo o desígnio do Pai».

«Queridos amigos –prosseguiu o pontífice–, a força está dentro de vós, como o estava em Jesus».

«Por isso, não tenhais medo de tomar decisões definitivas. Generosidade não vos falta – eu sei! –, mas, perante o risco de se comprometer para uma vida inteira quer no matrimônio quer numa vida de especial consagração, sentis medo».

O Papa citou algumas perguntas que assaltam os jovens nos momentos de dúvida: «o mundo vive em contínuo movimento e a vida está cheia de possibilidades. Poderei eu dispor agora da minha vida inteira, ignorando os imprevistos que me reserva? Não será que eu, com uma decisão definitiva, jogo a minha liberdade e me prendo com as minhas próprias mãos?»

Segundo o pontífice, essas dúvidas são avivadas pela «atual cultura individualista e hedonista». «Mas quando o jovem não se decide, corre o risco de ficar uma eterna criança», afirmou.

«Eu digo-vos: Coragem! Ousai decisões definitivas, porque na verdade são as únicas que não destroem a liberdade, mas lhe criam a justa direção, possibilitando seguir em frente e alcançar algo de grande na vida.»

O Papa afirmou, chamando muitas vezes os jovens de «meus amigos», que «a vida só pode valer se tiverdes a coragem da aventura, a confiança de que o Senhor nunca vos deixará sozinhos».

0 comentários: