Inicial

sábado, 30 de abril de 2011

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA

“PÕE TEU DEDO AQUI E OLHA AS MINHAS MÃOS. ESTENDE A TUA MÃO E COLOCA-A NO MEU LADO. E NÃO SEJAS INCRÉDULO, MAS FIEL.” 
(Jo 20,27)
Nossa porta está aberta ou fechada?

“Bem-aventurados os que creram sem terem visto” (Jo 20,29)


Olhando para os cristãos de hoje, olhando para a nossa sociedade que se diz cristã, fico pensando e repito como Nietzche (que era ateu...): “Porque saís de vossas igrejas com o rosto voltado para o chão e os olhos tristes como se estivésseis a sair de um velório? Não sois discípulos de um Senhor Ressuscitado?”


É, meus irmãos... Acho que ainda estamos com medo dos judeus e dos romanos!!! Muitos de nós ainda estamos com as portas fechadas... Não as portas de nossas Igrejas, nem de nossas casas, mas as portas de nosso coração, de nossa vida. Fico me perguntando a olhar tanto ódio, tanta maldade, tanta guerra, tanta fome, tanta morte, se a Igreja não estaria ainda trancada no Cenáculo, com medo...


Sentinelas da Manhã: somos discípulos de um Senhor Ressuscitado! E Ele está no meio de nós! Manifesta-se claramente a nós na Palavra proclamada que aquece os corações; nos sacramentos e, de modo especial, na Eucaristia celebrada a cada Domingo; no mais pobre e sofredor que nos ensina a humildade; no irmão que está ao meu lado! Será que precisamos de novo tocar nas chagas dele, como Tomé, para que ACREDITEMOS? Seria preciso isto para acreditar que o amor é realmente mais forte e que a vida venceu a morte? Será que Jesus precisa fazer mais ainda do que já fez para que de fato ACREDITEMOS NA VITÓRIA DO AMOR?


Há 33 anos, um grande amigo nosso nos dizia:


“Irmãos e Irmãs: não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o Seu poder! E ajudai o Papa e todos aqueles que querem servir a Cristo e, com o poder de Cristo, servir o homem e a humanidade inteira! Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! Ao Seu poder salvador abri os confins dos Estados, os sistemas econômicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem ‘o que é que está dentro do homem’. Somente Ele o sabe! Hoje em dia muito frequentemente o homem não sabe o que traz no interior de si mesmo, no profundo do seu ânimo e do seu coração, muito frequentemente se encontra incerto acerca do sentido da sua vida sobre esta terra. E sucede que é invadido pela dúvida que se transmuta em desespero. Permiti, pois — peço-vos e vo-lo imploro com humildade e com confiança — permiti a Cristo falar ao homem. Somente Ele tem palavras de vida; sim, de vida eterna.” 
(Bem-Aventurado João Paulo II, o primeiro jovem Sentinela da Manhã de nossos tempos)


“Parece-me sentir a sua mão forte a apertar a minha; parece-me ver os seus olhos sorridentes e ouvir as suas palavras, dirigidas a mim em particular, neste momento: ” Não tenhas medo!”
( Bento XVI)

0 comentários: